lunes, 16 de diciembre de 2013

Francia pierde el concurso para suministrar cazas a Brasil



Por AFP / BORIS HORVAT
La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, ha informado a su homólogo francés, François Hollande, de que no va a comprar 36 aviones de combate Rafale, aparentemente debido a que son demasiado caros.

Rousseff no mencionó la causa de la negativa, pero, según el diario 'Folha de São Paulo', el precio que Francia pedía por sus cazas, 4.000 millones de dólares, duplicaba el que ofrecían sus competidores: la estadounidense Boeing con su F/A-18 Super Hornet y la sueca Saab con su Gripen.

A Hollande no le ayudó ni la maniobra de hacerse acompañar por el presidente de la empresa Dassault, fabricante de los aviones Rafale, Eric Trappier, en su viaje a Brasilia para participar en la reunión con las autoridades locales.

Mientras tanto, ni Rousseff ni los medios brasileños informan de quién sería el probable ganador del preciado contrato para suministrar cazas a Brasil. Los periodistas de 'Folha de São Paulo' no esperan una decisión final de las autoridades del país antes de 2015.

Brasil necesita renovar su flota de cazas, ya que tiene previsto retirar sus aviones Mirage 2000 de las Fuerzas Aéreas a finales de año. Los periodistas brasileños vinculan las ansias de Hollande de vender los Rafale a su convicción de que su predecesor, Nicolas Sarkozy, ya obtuvo la promesa de Brasil de comprar las aeronaves francesas.

Sin embargo, a pesar de que el predecesor de Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, efectivamente dijo en 2009 que Brasil optaría por los Rafale, este abandonó el cargo antes de que se firmara un acuerdo bilateral.

Texto completo en: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/114361-francia-aviones-brasil-cazas-rafale

5 comentarios:

  1. Para mi los brasileños se van a inclinar por los Gripen...... y ojalá nosotros hiciéramos lo mismo!!!!!!!!!!

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    1. los grippen tienen componentes USA y G.B, seria de poco inteligente ir por ese vector....

      L.B.A.

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  2. Es un excelente avion, pero la verdad sí, es bastante oneroso, no solo por coste unitario (207 millones de euros) sino tambien por su hora de vuelo de 40.000 Euros

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  3. Brasil deberia reveer el programa fx-2, un ejemplo de ello es que el Grippen, el avion de preferencia de la fuerza aerea brasileña, resulto caro de mantener segun uno de sus operadores (Sudafrica), con la mitad de su flota en el suelo. Realmente van a tener que plantearse cuanto y cuando quieren gastar...

    L.B.A.

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  4. Alô Jorge Elias, acabou de ser publicado na imprensa brasileira (revista exame):
    Após uma década de idas e vindas, o governo brasileiro escolheu o caça Gripen NG, da sueca Saab, para reequipar a Força Aérea Brasileira. Veja alguns detalhes sobre esse avião de combate, que é um dos mais avançados do mundo.
    O Gripen NG é uma nova versão (o NG vem de “new generation”) do JAS 39 Gripen, caça leve multiuso empregado pela força aérea sueca desde 1997. Esse avião também foi vendido a países como África do Sul, República Checa e Hungria.

    Alguns de seus atrativos estão nos equipamentos eletrônicos. Como outros aviões de combate modernos, o Gripen NG funciona em rede, comunicando-se o tempo todo com satélites, postos de comando em terra e outros aviões.

    O caça tem um radar com antena basculante que varre o espaço aéreo em volta. Tem também sensores de raios infravermelhos e câmeras que vasculham o terreno abaixo. O piloto vê as imagens e informações captadas no painel de comando e numa tela integrada ao capacete.

    As imagens são compartilhadas com outros aviões e com a base. Assim, uma informação obtida por um dos pilotos fica disponível também para o restante da esquadrilha.

    Tanto as transmissões de dados como as conversas faladas são criptografadas para evitar que sejam interceptadas pelo inimigo.

    Por fora, o Gripen NG tem desenho incomum, com o estabilizador horizontal à frente da asa. É a configuração conhecida como “canard” (pato, em francês). É um avião pequeno, com 14 metros de comprimento e um único motor General Electric F414G.A transferência de tecnologia foi um dos fatores que levou o governo a optar pela compra de 36 caças da empresa sueca Saab, modelo Gripen NG. A produção e montagem dos aviões serão feitas em parceria com a brasileira Embraer.
    O modelo NG (New Generation) é novo, derivado de versões anteriores do Gripen, e fez testes de voo apenas com protótipo. Para o governo, isso é positivo, uma vez que a tecnologia transferida será “inédita para o setor aeroespacial”.
    “Quando terminar o desenvolvimento nós teremos propriedade intelectual desse avião, teremos acesso a tudo”, explicou o comandante da Aeronaútica, Juniti Saito, que participou do anúncio da escolha pelos caças suecos.
    O Gripen NG será utilizado em missões de defesa aérea, reconhecimento aéreo e ataques no solo e no mar. Um dos requisitos apontados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a escolha do modelo foi a tecnologia de ponta, com sensores avançados e fusão de dados. O contrato contempla ainda treinamento de pilotos e mecânicos, aquisição de simuladores de voo e logística inicial.
    Ao anunciar a compra, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que a escolha foi "objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas", levando em conta a performance, transferência efetiva de tecnologia e custo de aquisição e manutenção. De acordo com ele, a escolha pelos aviões suecos foi "o melhor equilíbrio desses três fatores". “Em breve, teremos aviões à altura da necessidade de defesa do nosso país”, completou o ministro.
    Um Abraço
    Luiz

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